A palavra Música é de origem grega e significa "as forças das musas". As musas eram ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, usando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral, o teatro etc. Todas estas manifestações artísticas eram acompanhadas por sons.
Portanto, a definição mais exata para a Música é de "arte de ensinar". A música é um sentimento eclético porque as pessoas sentem a música de modo diferenciado. O que é música para uns, não passa de uma confusão de ruídos para outros.
No dia 22 de novembro comemora-se o Dia da Música. Na mesma data é comemorado o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. A tradição relata que Santa Cecília cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la. Com a música, podemos transmitir nossos sentimentos através das palavras e dos instrumentos.
O Brasil tem grandes nomes da música, representantes de nosso país que fazem sucesso não só em terras tupiniquins, mas em todo o mundo. Em Bom Jesus do Itabapoana(RJ), a Escola de Música JEMAJ, dirigida por Anizia Maria Aguiar Pimentel dos Santos, tem colaborado na formação de inúmeros músicos. A JEMAJ promoverá no Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) atividades para a celebração do Dia da Música, no dia 24 de novembro, quinta-feira, às 19h 30 min.
Todos os números, contando a história da música através do tempo, serão apresentados, por alunos e professores da Escola de Música JEMAJ.
Programação
.Chorus (G.F.Handel)
.Greensleaves (anônimo século XVIII)
.Ode à alegria (L.Van Beethoven)
.Asa Branca (Luiz Gonzaga)
.Não deixa o samba morrer (Beth Carvalho e Alcione)
.Beija-me (João Gilberto)
.Azul da cor do mar (Tim Maia)
.Por enquanto(Renato Russo)
.Potpourrit folclórico brasileiro
Com um apanhado de obras sacras e clássicas, os pianistas do grupo 3piano farão uma emocionante apresentação dividida em três blocos. No primeiro, uma viagem para um Brasil ainda colonial com uma música estritamente sacra. Na segunda parada dessa viagem, no que se pode chamar de auge da modernidade, na virada do século XIX para o XX, predominam ainda canções com traços românticos. E por fim, um retorno ao Brasil atual, e também a músicas compostas em Bom Jesus.
ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS
Praça Amaral Peixoto, nº 13
Centro
Bom Jesus do Itabapoana, RJ
tel: (22)3831-1056
Nenhum comentário:
Postar um comentário